quarta-feira, 3 de agosto de 2011

BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR- O QUE É?

Links Patrocinados:

A biologia é a ciência que estuda os seres vivos. Por se tratar de um assunto tão complexo e extenso, ela é dividida em partes, para assim se tornar mais claro e fácil seu estudo. A biologia estuda sobre o funcionamento dinâmico dos seres vivos desde a formação de uma única célula até as interações que ocorrem entre os seres vivos no ambiente. Assim cada parte da biologia foi desenvolvida para estudar a vida nas mais variadas escalas.

A biologia celular é a parte da biologia que estuda as células, tanto em sua estrutura, como funções e importância na complexidade dos seres vivos. Esse estudo foi melhor desenvolvido com a invenção do Microscópio óptico, onde foi possível observar estruturas que nunca antes haviam sido vistas pelo homem, as células. Depois com a utilização das técnicas de citoquímica (estudo da composição química celular e processos biológicos no interior das células, as técnicas são usadas para identificar e localizar os compostos químicos e macromoléculas nas células) e o auxílio fundamental do microscópio eletrônica, foi possível desenvolver mais ainda o estudo das células.

A biologia celular concentra-se no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares, podendo saber como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas. Ela estuda detalhadamente os componentes da célula, que são de importância vital para a vida da célula e assim consequentemente para a vida dos seres vivos. Os componentes que formam a célula são: a membrana citoplasmática, o núcleo, as mitocôndrias, os retículos endoplasmáticos liso e rugoso, os lisossomos, o complexo de Golgi, nucléolo, peroxissomos, centríolos, citoesqueleto e cloroplastos e parede celular, sendo este último encontrado em bactérias, fungos e vegetais.

A biologia molecular é a parte da biologia que estudo os seres vivos a nível molecular, com especial foco no estudo da estrutura e função do material genético e suas proteínas. Ela investiga as interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica.

Para o estudo da biologia molecular são combinadas técnicas e ideias vindas de outras partes da biologia: a microbiologia, a genética, a bioquímica e a biofísica. A microbiologia teve um papel fundamental para o desenvolvimento da biologia celular, pois a maioria dos conceitos e das técnicas de biologia celular se originou a partir de estudos e experimentos realizados com microorganismos como bactérias, fungos e vírus.

A bioquímica e a genética estão unidas na biologia celular, pois a bioquímica estuda as reações químicas em organismos vivos e a genética estuda as conseqüências no material genético nos organismos. Assim a biologia molecular relaciona os conhecimentos desses dois campos, ao investigar os mecanismos de replicação (processo de duplicação de uma molécula de DNA de dupla cadeia), transcrição (processo de formação do RNA mensageiro a partir da cadeia-molde de DNA) e tradução (processo em que a sequência nucleotídica de uma molécula de RNA mensageiro é utilizada para ordenar a síntese de uma cadeia polipeptídica com sequência de aminoácidos que determinada uma proteína) do material genético.

Muitas técnicas de biologia molecular têm sido desenvolvidas para a identificação e caracterização de genes. Uma delas é a reação em cadeia da polimerase (PCR) que é uma técnica de grande versatilidade, permitindo obter múltiplas cópias de um segmento de DNA. Também é utilizada para introduzir locais de restrição e mutações pontuais ou para identificar um fragmento particular de DNA numa biblioteca de DNA complementar. Outra técnica é a eletroforese em gel, que é uma das principais ferramentas de trabalho em biologia molecular. Na eletroforese em gel de agarose, o DNA ou o RNA é separado fazendo a amostra migrar através de um gel de agarose. As proteínas são normalmente separadas segundo o seu tamanho usando eletroforese em gel de acrilamida; também podem ser separadas segundo a sua carga elétrica usando focagem isoelétrica.