sábado, 12 de novembro de 2011

APARELHOS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINO E FEMININO


Links Patrocinados:



A ginástica artística, mais conhecida no Brasil como ginástica olímpica é uma das modalidades da ginástica. Nesse tipo de ginástica é possível exercitar o corpo, fortificando-o e dando-lhe mais agilidade, os exercícios são realizados no solo ou com auxílio de aparelhos.


Apesar de a ginástica estar presente desde a Pré-História, ela só se tornou modalidade esportiva em 1881, em escolas alemãs que antes eram tipicamente masculinas. Assim a ginástica artística se tornou a forma mais antiga de esporte. Em 1896 ela passou a ser considerada uma esporte olímpico, antes só praticados por homens, porém isso mudou em 1928, quando as mulheres puderam participar dos primeiros jogos.

Em 1950 a ginástica passou a ser praticada nos aparelhos, além do solo, que é como conhecemos atualmente. E hoje quem mais pratica a ginástica artística são as mulheres, apesar dos homens terem sido os primeiros a praticá-la, por isso os eventos artísticos femininos tornaram-se mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte.


Ainda que as disputas sejam em equipes, as apresentações da ginástica artística são individuais, sendo que cada uma dura de 30 a 90 segundos. Sendo que são realizadas em diferentes aparelhos, sob um conjunto de exercícios e separadas e competições masculinas e femininas.

Os aparelhos de ginástica artística diferem os femininos dos masculinos, pois levam em conta a altura, peso e força. Os aparelhos de ginástica femininos são: a trave, onde os movimentos são executados em um espaço estreito, nas barras assimétricas, as ginastas tem que passar de uma barra para outra, com saltos como os encarpados e os mortais, a barra mede 2,45 m de largura e 1,65 m de altura. O cavalo é outro aparelho em que as ginastas pulam sobre ele. Ele possue 1,25 m de altura. No solo os exercícios geralmente tem fundo musical, e os movimentos mais comuns são saltos mortais e twist. O espaço é de 12 m².


Já na ginástica olímpica masculina também entram as modalidades solo e salto sobre o cavalo, só com a diferença que o cavalo mede 1,35 m de altura. Os aparelhos de ginástica masculinos são: barra fixa, onde o atleta fazem saltos, sendo os mais comuns os mortais ou ecarpados. As barras paralelas são feitas para movimentos no ar, sem nenhuma das mãos nos aparelhos, cavalo com alças em que só é permitido tocar o aparelho com uma das mãos, argolas em que o atleta deve ficar no mínimo dois segundos imóvel em uma posição vertical ou horizontal.

Related Posts with Thumbnails
Leia Também: :


0 comentários:

Postar um comentário

 

FIKDICA 2014- Dicas, Cursos, Concursos, Empregos Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by FikDica 2011