terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CICLO MENSTRUAL PERIODO FÉRTIL TABELA


Links Patrocinados:



Todas as mulheres férteis possuem o ciclo menstrual, que é um processo fisiológico, no qual o corpo da mulher se prepara para uma gravidez, isso geralmente ocorre no período fértil do ciclo menstrual.
Esse ciclo dura em média 28 dias, mas pode variar de 21 a 35 dias, dependendo do organismo de cada mulher. O ciclo menstrual possui duas fases: a primeira é a fase folicular, a qual se inicia no primeiro dia da menstruação, marcando o primeiro dia do ciclo menstrual. 


Nessa fase os hormônios femininos estão em nível baixo e a superfície do endométrio – mucosa que reveste o útero – descama-se e é eliminada através da vagina, essa fase dura de 3 a 7 dias, depois aumenta a produção do hormônio FSH, que estimula os folículos do ovário, fazendo com que estes se desenvolvam e cresçam. Depois de amadurecidos eles começam a produzir estrogênio, o folículo mais desenvolvido será o responsável por liberar o óvulo no momento da ovulação. O hormônio estrogênio também age sobre o útero, preparando-o para a gravidez, tornando sua parede mais espessa.

A segunda é a fase lútea, que ocorre na metade do ciclo menstrual, no 14º dia em caso de ciclos menstruais de 28 dias, nessa fase ocorre o pico de estrogênio e o surgimento do hormônio LH, que provocam a produção do muco fértil, o qual favorece a mobilidade dos espermatozóides. Também ocorre a maturação do folículo dominante e a liberação do óvulo.


Após a ovulação, o óvulo viaja pelo tubo de falópio e vai até o útero, onde espera por um tempo a chegada de um espermatozóide, caso ele não for fecundado, a superfície do endométrio não sendo mais necessária começa a descamar, dando origem à menstruação, reiniciando o ciclo menstrual novamente.
O período fértil da mulher se caracteriza quando ocorre a ovulação, pois o óvulo só permanece no útero cerca de 12 a 24 horas, assim caso já haja espermatozóides presentes antes da ovulação é mais provável que ocorra a fecundação.


Para calcular o período fértil através do método da tabelinha, basta registrar os dados principais do ciclo menstrual, como o primeiro dia do ciclo, faça isso por 1 ano, pois a duração do ciclo menstrual pode variar de mês a mês, assim anote a duração do seu ciclo menstrual anotando o dia do início e do fim, então subtraia esse número por 18. O resultado é o primeiro dia do período fértil, depois subtraia 11 da duração do período fértil mais longo para estimar o último dia do período fértil, assim você terá idéia de quando é o seu período fértil.

Related Posts with Thumbnails
Leia Também: :


0 comentários:

Postar um comentário

 

FIKDICA 2015- Cursos, Concursos, Empregos Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by FikDica 2011