quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA CANINA- SINTOMAS, TRATAMENTO


Links Patrocinados:



A gravidez psicológica canina conhecida também como pseudociese é um problema hormonal, no qual se relaciona o hormônio progesterona, que é liberado após o cio e se estende por dois meses tanto em cachorras que ficaram prenhas ou não, dessa forma mesmo a fêmea que não esteja esperando filhotes sentirá os mesmos sintomas físicos de gravidez das que estão de fato grávidas.


É muito comum isso acontecer, alguns estudiosos dizem que isto é porque há uma memória genética do comportamento dos lobos, ancestrais do cão, pois na alcatéia somente uma fêmea é fecundada, a considerada a fêmea alfa, sendo a melhor caçadora, enquanto as outras cuidam de seus filhotes enquanto ela caça, amamentando-os através da falsa gravidez.
Por isso sempre ouvimos notícias em reportagens de cachorras que amamentam diferentes espécies de animais como filhotes de gato, tigres, leões, entre outros. Isso se deve à gravidez psicológica, que não chega a ser um grande problema, mas causa um grande incômodo para o dono e especialmente para a cadela. Uma vez que ela pode apresentar períodos de depressão, agressividade, inchaço das mamas, vômito, carência, perda de peso, hábito de fazer ninhos e até secreção vaginal.



Alguns donos acreditam que oferecer bichos de pelúcia para ela adotá-los, pode ajudar a acalmá-la, mas o efeito é o contrário, pois assim incentiva a cachorra a produzir leite e amamentá-los. Caso ela tenha adotado alguma pelúcia ou outro objeto não retire, pois ela pode ficar traumatizada e mais ansiosa, dando origem a crises depressivas e comportamento agressivo.


Felizmente a gravidez psicológica é passageira, dura cerca de 2 meses e ao final desse período a cadela já não apresenta mais nenhum sintoma, mas dependendo do caso, os sintomas podem se mostrar mais acentuado, assim afetando a saúde dela tanto psicologicamente quanto fisicamente, por isso o ideal é leva-la ao veterinário para que ele possa avalia-la clinicamente e indicar o melhor medicamento para ela.

Geralmente em casos mais graves os veterinários para evitar tudo isso e prevenir que sua cadela tenha gravidez psicológica indicam a realização de uma histerectomia, mais conhecida como castração, assim retirando-se o útero e os ovários, o animal não terá mais cio e se livrará desse problema, além de outros, como câncer de mama, piometria e câncer no útero. Por isso fique atenta à sua cadela, caso ela apresente algum dos sintomas citados, e se for o caso leve-a imediatamente ao veterinário.

Related Posts with Thumbnails
Leia Também: :


0 comentários:

Postar um comentário

 

FIKDICA 2015- Cursos, Concursos, Empregos Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by FikDica 2011