segunda-feira, 2 de julho de 2012

BIOGRAFIA MONTEIRO LOBATO RESUMO


Links Patrocinados:

Vamos mostrar a você um breve resumo da biografia de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura brasileira. José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1822 na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Filho de um fazendeiro, desde criança ele demonstrou interesse para a escrita, devorando os livros da biblioteca de seu avô e publicando pequenos contos em jornaizinhos das escolas. Seu desejo era se dedicar à escrita, mas devido a pressão de seu avô, tendo somente ele como herdeiro de sua fazenda, formou-se em Direito, atuando como promotor, até que teve que cuidar da fazenda família após a morte de seu avô. 
BIOGRAFIA MONTEIRO LOBATO RESUMO

Tendo mais tempo escrever, Monteiro Lobato começou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, reunindo-os mais tarde em sua primeira obra prima Urupês, entre os contos o que mais fez sucesso foi do Jeca Tatu, um personagem que causou muita polêmica, pois criticava o atraso e a miséria que havia no campo. Monteiro Lobato também foi pioneiro, criando sua própria editora, pois na época os livros brasileiros eram editados em Portugal ou na França. Assim ele dava oportunidade a outros escritores da época, também renovando os livros didáticos e infantis. Entre as histórias que mais gostava de escrever se destacam os contos infantis que encantam não só crianças como adultos até o dia de hoje, sendo considerado o precursor da literatura infantil no Brasil. 

Seus personagens mais conhecidos e amados pelo público são: a boneca Emília, que cria vida e tem uma personalidade forte, Pedrinho, um menino da cidade que vai passar as férias no sítio de sua avó, Narizinho, sua prima, Visconde de Sabugosa, um boneco feito de milho muito sábio, entre muitos outros que compõem seus contos do Sítio do Pica Pau Amarelo, unindo o real á fantasia, misturando lendas do nosso folclore brasileiro. Há frases do Monteiro Lobato que nos fazem pensar muito as quais ficaram muito famosas, entre elas: “De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo.”; “É errado pensar que é a ciência que mata a religião. Só pode com ela outra religião.”; “Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos.”; “Um país é feito de homens e livros”. Monteiro Lobato faleceu em 5 de julho de 1948, devido a um espasmo vascular. Assim o Brasil perdeu esse grande talento, do qual se lembra com carinho e admiração até os dias de hoje.

Receba as Novidades por e-mail:
BIOGRAFIA MONTEIRO LOBATO RESUMO
 

Related Posts with Thumbnails
Leia Também: :


0 comentários:

Postar um comentário

 

FIKDICA 2015- Cursos, Concursos, Empregos Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by FikDica 2011