O bruxismo infantil tem cura? Como é o tratamento? Se quiser saber maiores informações continue lendo este artigo.
Para quem não sabe o bruxismo é um problema que pode acontecer tanto com crianças como com adultos, se trata de um hábito noturno, em que a pessoa aperta ou range os dentes com força excessiva o que causa dores de cabeça, desgaste do esmalte dos dentes, problemas gengivais, mobilidade dental ou problemas de disfunção na articulação temporo-mandibular.
Entre as causas psicológicas estão alteração na rotina da criança, agressão, reprimia, frustrações, problemas escolares, familiares ou com amigos. Por isso os pais devem ficar atentos à presença dos sintomas, entre eles se a criança faz barulho com os dentes durante o sono, reclama de dores na face, apresenta dentes com muito desgaste, apresentam muita ansiedade, hiperatividade ou alergias respiratórias. Nesse caso ela deve ser levada a um dentista para que ele faça uma avaliação. Como o bruxismo é um distúrbio muito complexo e de diversas causas, seu tratamento deve ser multifatorial, sendo assim o dentista atua nos dentes e na musculatura para diminuir a força da contração muscular, impedir o excessivo desgaste dentário e corrigir problemas de má-oclusão, quando necessário.
Mas também deve haver um tratamento psicológico, acompanhado pelo psicólogo, pais ou responsáveis que trabalharão com a criança, com o intuito de descobrir as causas que levaram a essa descarga emocional excessiva. Por isso é importante ao notar o problema procurar esses profissionais o mais rápido possível. Fazendo o tratamento adequado não há com que se preocupar, além disso, em muitos casos esse problema é uma condição normal que passa de forma natural com o desenvolvimento da criança.

0 comentários:
Postar um comentário