segunda-feira, 20 de agosto de 2012

COMIDAS TÍPICAS REGIÃO NORDESTE BRASIL- CULINÁRIA


Links Patrocinados:

Você quer saber quais são os principais pratos e culinária da comida típica do Nordeste do Brasil? Então fique atento às informações que vamos dar. A culinária brasileira é muito rica, sendo resultado da mistura de ingredientes de três diferentes culturas europeia, indígena e africana. A essência vem das técnicas de preparo e ingredientes de origem indígena, mas que foram modificadas pelos escravos e portugueses.

COMIDAS TÍPICAS REGIÃO NORDESTE BRASIL- CULINÁRIA
 Na região nordeste não foi diferente, sendo que além da mistura das culturas a culinária foi influenciada pelas condições geográficas e econômicas da região. A maioria das comidas tem como vegetais, carne bovina, caprina, peixes e frutos o mar.

Entre os pratos típicos podemos encontrar tapioca, vatapá, moqueca, estes dois últimos são feitos com frutos do mar e azeite de dendê, baião de dois, que se trata de um prato feito com arroz, feijão, carne seca, queijo coalho, manteiga da terra ou nata, o famoso acarajé, que se trata de um bolinho de feijão branco e cebola frita no azeite de dendê recheado com camarões, pimenta vermelha, além desses pratos tem o mugunzá, caruru e sarapatel, todos esses pratos são fortemente influenciados pela cultura africana.

 Outras comidas que são mais conhecidas até por pessoas que não habitam a região são a farofa, paçoca, canjica, pamonha, carne de sol, rapadura, buchada de bode, queijo coalho, siquilho, alfinin, carneiro cozido, entre outras.

 Cada estado tem sua especialidade, em Pernambuco, por exemplo, tem o bolo de rolo, se trata de um bolo feito com farinha de trigo e recheio de goiabada, é um prato muito típico na região e que se espalhou por todo o Brasil.

Veja Video com Receita de Bolo de Rolo Nordestino



 Em Alagoas podemos encontrar iguarias de origem indígena e africana como tapioca, cuscuz de milho, massa puba, arroz doce, batata doce, inhame e macaxeira com carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, entre outros.

Veja Video com Receita de Bolo de Macaxeira com Carne Seca:


 No Piauí podemos encontrar cuscuz, beiju, bolo de milho, paçoca com carne seca, cocadas, creme de galinhas, entre outros.

Veja Video de Receita de Paçoca de Carne Seca:
.


 Já no Maranhão o que ficou mais conhecido é o ocuxá, prato feito com vinagreira, uma erva africana, e outras ervas também como o caruru e a língua-de-vaca.

Veja Video com Receita de Arroz de Cuxá: 
 


Em outros estados como Ceará já não recebe tão forte influência africana, pois nas regiões costeiras são mais comuns pratos com frutos do mar, como mariscos e frutas tropicais, como mangas, mamões, goiabas, laranjas, maracujás, entre outros. Com essas frutas são feitos mousses e bolos que são muito populares.
Leia Também:

Receba as Novidades por e-mail:
COMIDAS TÍPICAS REGIÃO NORDESTE BRASIL- CULINÁRIA
 

Related Posts with Thumbnails
Leia Também: :


0 comentários:

Postar um comentário

 

FIKDICA 2014- Dicas, Cursos, Concursos, Empregos Copyright © 2010 LKart Theme is Designed by FikDica 2011