segunda-feira, 29 de outubro de 2012

COBRANÇA INDEVIDA CARTÃO DE CRÉDITO- O QUE FAZER?


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Ninguém está ileso de cometer um erro, afinal nós seres humanos não somos perfeitos e mesmo em um procedimento padrão podem ocorrer falhas. Como na fatura de cartão de crédito, por exemplo, pode acontecer de vir uma cobrança indevida, como um produto que a pessoa não comprou. Nesses casos é que muitas pessoas se perguntam – O que fazer?

Primeiramente é importante conferir todas as contas, as pessoas tem o costume de apenas olhar o valor final quando recebem a fatura, sem conferir os gastos, é aí que está o erro, pois muitos detalhes passam despercebidos. Leia atentamente o que foi cobrado e contratado, caso receba uma cobrança indevida, você deve entrar em contato com a central de atendimento da operadora de cartão de crédito imediatamente.

Quando você ligar para a central de atendimento anote o número do protocolo de reclamação, o nome do atendente e peça que seja enviada uma nova fatura, com a cobrança correta. Se você deixar passar, pode ser tarde, e a fatura já estará sendo cobrada e você sujeito a pagar uma multa, caso não pague no prazo certo.
Então se o vencimento ainda estiver dentro do prazo, pague e depois continue as negociações com a administradora do cartão, pois geralmente as empresas restituem o valor cobrado indevidamente, descontando nas próximas faturas. E você não pode deixar de pagar porque o valor está errado, isso é o certo a fazer segundo os Procons, assim você poderá resolver o problema sem ter nenhum débito com a empresa.

Para facilitar a vida dos consumidores o Procon do Rio de Janeiro, conseguiu um acerto com o cartão de crédito para a informação de restituição venha mais clara na fatura, assim você saberá se está tudo certo, sem complicações. Se você seguiu as instruções direitinho e mesmo assim o valor não foi restituído e a empresa não apresentar uma solução para você, registre uma queixa no Procon ou outro órgão de defesa do consumidor.

Se for o caso, você também pode ingressar com uma ação na justiça, e você pode fazer isso mesmo sem a assistência de um advogado, porém é preferível se as coisas ficarem complicadas contratar um para que assim você não seja passado para trás. Claro que isso é em último caso, já que causa muita dor de cabeça e dinheiro, por isso prefira resolver as coisas amigavelmente com a empresa, exigindo seus direitos.

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